Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > História
Início do conteúdo da página

História

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2016, 13h58 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2016, 13h58 | Acessos: 73

Em 12 de julho de 1919, o Boletim Interno da 7ª RM publicou o Decreto de Criação da 3ª Região Militar/3ª Divisão de Exército. Na verdade, a 3ª RM nasceu em 1807, quando o Príncipe Regente Dom João, ainda em Portugal, por intermédio de uma Carta Régia, separou a Capitania de São Pedro da Capitania do Rio de Janeiro, elevou o Continente do Rio Grande de São Pedro à condição de Capitania Geral e nomeou, para seu 1º Governador e Capitão General, o português Dom Diogo de Souza, que lhe deu a denominação histórica.
Ao longo de quase duzentos anos de trabalho, a 3ª RM participou da Campanha do Exército Pacificador da Banda Oriental, da Guerra contra Artigas, da Campanha da Cisplatina, da Revolução Federalista, da Guerra dos Muckers, da Campanha de Canudos, da 1ª Guerra Mundial, das Revoluções de 1923 e de 1930, da Revolução Constitucionalista de 1932, da 2ª Guerra Mundial e do Movimento Democrático de 1964.
A galeria de seus comandantes é integrada por vários patronos das armas do Exército Brasileiro: Marechal Osório, Marechal Mallet, o Brigadeiro Bittencourt, o General Trompowski, e o próprio Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Três de seus comandantes se tornaram Presidentes de República: o Brigadeiro Manoel Deodoro da Fonseca, que a proclamou, o General Arthur da Costa e Silva e o General Emílio Garrastazú Médici.
O Comando da 3ª Região Militar fica localizado na Rua dos Andradas, no 562, Centro, em Porto Alegre, no prédio do Quartel-General Integrado do Comando Militar do Sul, com algumas Seções e Escalões localizados em prédios anexos. Nas imediações, a CRO/3, a 8ª CSM, a Ba Adm Ap e o Hotel de Trânsito (para Oficiais, Subtenentes e Sargentos).

 

Quartel General

Fim do conteúdo da página